sábado, 5 de outubro de 2013

Reason Dies - análise da letra e do videoclipe



No início do videoclipe o personagem principal abre os olhos como que se despertasse com algo, porém seus olhos são inteiramente brancos, sem pupilas, e como alguém sem pupilas não enxerga, temos no início do clipe uma retratação do cidadão global que caminha atrás de algo sem que ele se quer veja para onde está indo. Isso simboliza as ações orquestrada dos globalistas iluministas, mas também devemos fazer um paralelo com as sete vozes que saem de os sete vales que guiam a humanidade para o abismo.

E por falar em 'guia', a própria letra nos passa essa ideia "Hipnotizado por este sonho, deixo sua alma ser meu guia". "Este sonho" é na verdade a utopia de um mundo em unidade. E para vocês verem que eu dizer que o destino é o abismo não é um exagero meu, o próprio videoclipe comprova a minha ideia aos 37 segundos.

Mais assustador do que ver o personagem do clipe mergulhando cabeça a baixo em uma região abissal, é escutar a letra da música dizer "achando o amor em um estranho, de forma estranha". Quem é esse estranho? É algo que a humanidade não tem conhecimento mas ama, em outras palavras, o convênio de Baha'u'llah e suas ideias de unidade global que podem ser visto nos discursos em favor da meio ambiente, diálogos inter-religiosos, etc.

O coração do personagem é uma espécie de mini aquário com um peixe dentro. É uma menção ao estado bruto do homem, a sua limitação. O peixe aí existe enquanto uma representação física do ser que vive na água, aprende com a água, mas não é a água. O homem ir ao fundo do oceano é romper com a era de peixes e buscar a era de aquários, que é marcada por vivenciar as profundidades que a limitação de um peixe não o permite.

A parte seguinte da música é de se notar a relação com o "derramar da Glória de Deus" no homem, ou se preferir, o batismo com o falso espírito santo. A letra traz "Um sussurro me deu seu nome, em meu coração ardendo em chamas" e aqui fica clara a dupla manifestação da Rainha dos Céus e seu filho/esposo. O nome do prometido é algo ainda desconhecido para a grande maioria, e como tal ficará assim até que o nome oculto seja anunciado claramente pela noiva mística do cristo cósmico.
Mergulhado em amarguras, ouvi uma voz, a mais doce e maravilhosa, a chamar sobre Minha cabeça. Voltando Meu rosto, vi uma Jovem - personificação do nome do Meu Senhor. Baha'u'llah em O Chamado do Senhor das Hostes 

Ó Donzela do Céu! Sai dos aposentos do paraíso e anuncia aos povos do mundo: Pela retidão de Deus! Já veio Aquele que é o Mais Amado dos mundos -   Baha'u'llah em O Chamado do Senhor das Hostes 

...a Donzela do Céu, resplandecente, sem véu, apressou-se a sair de Sua mansão mística e perguntou seus nomes, e todos foram ditos, menos um.” Palavras Ocultas, Baha'u'llah
A ideia de 'fluir' é a mais intrínseca aos nova-eristas que aguardam a era de aquários, e também é vista na letra da música "E nós estávamos andando no ar, através das nuvens, sentimentos em fluxo.", nesse estado o homem deixa de ser levado pelo fluxo e passa a ser ele próprio o fluxo. É nisso que estão contidas as experiências religiosas de êxtase. No videoclipe a ideia é representada através de uma criatura amorfa (cerca de um minuto de clipe), já que a água (era de aquários) não tem forma em si.

O êxtase é associado na letra à experiência de "tocar o Sol". E no vídeo é ainda mais explícito: o lótus, o qual após a própria estrela de nove pontas, melhor representa o espírito do cristo cósmico Baha'u'llah dentro das religiões orientais.

A inversão polar também é vista logo em seguida, em que a flor vira-se ao avesso. E então a flor (batismo com o espírito santo) é tido com o marco para o início de uma nova era, pois esta se transforma em uma 'água-viva', e é nessa tecla que estou desde o início do post batendo: a ideia da nova era de "deixar de ser peixe" o qual vive na água e passar a "ser a própria água", a água viva! 

No demais não há muito o que ser comentado, pois a partir daí o cidadão global vive de maneira a se acostumar com essa nova fase da humanidade, e isso é representado com a escalada do personagem na "água-viva". Claro que nem tudo é maravilha e assim sendo não poderia deixar de existir no videoclipe essa ideia de adaptação. E adaptar-se significa morte. o Personagem nessa escalada não resiste, pois seu corpo ainda possui as limitações de antes.

A inversão polar antes tinha ocorrido externamente no macrocosmo "a flor", porém deve-se também ocorrer internamente no microcosmo "o ser humano", só então ele retoma a escalada.

A perda da individualidade também é representada a partir do momento em que a "água-viva"  que neste caso representa o espírito global, toma conta de todo os eu corpo, ou seja, o indivíduo passa a fazer parte de algo maior que ele: a construção do reino de Abhá.

A prostituta é quem seduz o cidadão global para o reino da besta, pois ela é admirável em oposição à besta de semblante feroz. O sistema iluminista representada pela figura de Lilith ou de suas múltiplas alegorias ao longo da história é responsável por cativar a alma dos povos, como você mesmo pode perceber acima quando no trecho de "O chamado do senhor das hostes" Baha'u'llah dá à donzela do céu o papel de anunciá-lo ao mundo.

Aos 4:11 de vídeo essa noção é explicitamente posta ao público. A mão no coração (Meu coração de minha mãe... Meu coração de transformações”, que significa a fonte de renascimentos. ) e as asas de borboletas são duas das principais simbologias em relação ao controle mental e devoção ao sistema iluminista. Além claro das pequenas flores de 6 pontas nas extremidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário