segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Conspiranoia: Quando o deboche vira pastiche

Imagem 1 - fonte: apocalink
A divulgação da elite illuminati em grande escala já a algum tempo fez com que sua simbologia fosse conhecida por uma multidão. Nisso, uns se juntaram ao grupo dos "fora do sistema" enquanto outros veem tudo isso com olhos de deboche. E como estamos diante da "geração zueira" tudo hoje é motivo para ser ridicularizado. Paródias lotam os meio de entretenimento de massa, a televisão e sobretudo a internet passam a ser um celeiro delas. Paródias de torcidas de futebol, de ideologias políticas, de estilos musicais, de igrejas e lideranças religiosas, e nesse contexto as mensagens subliminares dos teóricos da conspiração não ficam atrás.

imagem 2 - Paródia com simbologia illuminati exagerada
A paródia muitas vezes é apregoada de forma a debochar da obra original se apresentando com um teor cômico, satírico. Uma paródia é perceptível como tal na medida em que esta se apresenta de maneira exagerada, beirando o absurdo, como é de costume. A paródia pode ser divertida quando conseguimos identificar o elemento humorístico que ela deveria carregar consigo, mesmo quando se trata de uma paródia de nós mesmos. A paródia perde o sentido quando o parodiado não percebe que aquilo que ele está sendo apresentado é uma ironia e passa a se reconhecer na caricatura. Quando isso acontece a paródia se torna um pastiche.



O pastiche é, como na paródia, a imitação de um estilo singular ou exclusivo, a utilização de uma máscara estilística, uma fala em língua morta: mas a prática desse mimetismo é neutra, sem as motivações ocultas da paródia, sem o impulso satírico, sem a graça, sem aquele sentimento latente da qual ainda existe uma norma, em comparação com a qual aquilo que está sendo imitado é, sobretudo, cômico. O pastiche é paródia lacunar, paródia que perdeu o senso de humor” (JAMESON, Frederic. “Pós-Modernidade e Sociedade de Consumo” IN:Novos Estudos Cebrap, São Paulo, número 12, junho de 1985, p. 18).
Se tratando de simbologia illuminati é muito fácil acontecer de uma paródia se tornar um pastiche pelo fato de haver tanta especulação, tanta confusão de pensamento, tanta gente paranoica esquizofrênica que não consegue diferenciar o que é verdadeiro de apenas uma ironia. Até a "mídia grande" é facilmente tragada pela falsa notícia e por pegadinhas que deveriam ser facilmente percebidas como sarcásticas, mas que pela necessidade da notícia a qualquer custo e a falta da testificação da mesma, são levadas a sério até a última instância, como foi no caso da pegadinha (veja aqui) do estudante que se fez passar por um atrasado no ENEM. Mas se até jornalistas e editores que trabalham com a notícia e fazem um compromisso de testar a veracidade dos fatos caem em um simulacro, quem dirá a "mídia alternativa"...

Para finalizar eu vou deixar essa imagem abaixo com o seguinte questionário: A imagem 3 é é de fonte séria como na imagem 1, ou é uma sátira como na imagem 2? Perceba que tem o conteúdo semelhante à imagem 1 , porém a estrutura é a mesma da imagem 2. 
Imagem 3
Se você teve dificuldade em discernir, é até normal, isso é fruto da guerrilha semiológica que virou a internet. Cria-se uma mídia alternativa que vai contra a mídia centralizada e ao mesmo tempo se constrói uma mídia ainda mais alternativa que vai contra os exageros da mídia alternativa inaugural. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário