quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A mente revolucionária e o advento do prometido (2)

Na primeira parte apresentei alguns expoentes da mentalidade revolucionária que surgiram a partir do século XIX (século do advento de Baha'u'llah). Mas não seria justo parar por ai, pois todos os apresentados eram ateus e seguiam a linha metodológica materialista, com exceção (em parte) do teólogo da libertação Oscar Romero, e como escrevi aqui, a Fé Baha'i acredita que o problema do mundo (pelo menos os de base econômica) se dão devido "a visão materialista do mundo". A análise histórica feita por Baha'u'llah é de cunho espiritualista, oposta à materialista. Em sua análise ele afirma que a história da humanidade é moldada a partir da revelação de alguns manifestantes providos da parte de Deus.

Apesar dos personagens símbolos do movimento revolucionário adotarem uma visão cética a respeito da religião e também da figura de Deus, devemos entender que a rejeição é, na verdade, quanto a transcendentalidade destes. O neo ateu de hoje nega o Deus cristão porque esse "é um Deus que não faz nada para melhorar o mundo" e afirma que "Deus não ajuda o homem, o homem ajuda o homem". Ou seja, o que está sendo negada é a transcendência da divindade, colocando-a no âmbito da imanência. O Deus na mentalidade revolucionária é tão imanente que não o percebem.
Tão vasto é o seu alcance que abarcou todos os homens antes que disso eles se apercebessem. Dentro em breve, manifestar-se-ão sobre a face da terra e a sua força soberana, a sua influência penetrante e a grandeza do seu poder. Kitab-i-aqdas
O que desperta o revolucionário à ação? Todo revolucionário acredita que o motivo de sua luta um dia será concretizado, muito embora não esteja claro em sua mente o que é essa finalização da sua causa. Eis o elo de ligação entre a mente revolucionária e a Ordem Mundial de Baha'u'llah.

Para observar a mística que envolve o processo do despertar interno do ser revolucionário (algo parecido com auto-ajuda) lembremo-nos do Manifesto Wayseer.
O Caminho é uma força inteligente que pode guiar os nossos pensamentos e as nossas ações para a criação de um mundo melhor, com mais amor, verdade, beleza e graça. Página oficial do manifesto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário