sábado, 23 de agosto de 2014

Qual a importância do noticiário?

A mídia que acomodamos passivamente carrega consigo a intenção, mesmo que não clara para a maioria, de estar suprindo uma necessidade imprescindível na vida do cidadão. Não só informar, jornalistas treinados vão mastigar os acontecimentos e regurgitá-los às nossas bocas, como uma mamãe pássaro alimenta seus filhotes que ainda estão no ninho.

Vemos isso no fato de a presença do repórter se mostrar mais importante do que a própria notícia em si. Quando se inicia um conflito no Oriente médio, o repórter precisa viajar milhares de quilômetros até o local do confronto e, vestindo uma roupa protetora, dizer que uma bomba pode cair a qualquer momento em sua cabeça. Ao mostrar as famílias que sofreram perdas, o mais importante é a sensibilidade do repórter capturada pelas câmeras, em um exercício metalinguístico: o jornal que fala do seu repórter.


Ideias como a do físico Heisenberg nos afirma ser impossível observar um objeto sem interferir em tal. Noticiaristas deveriam dobrar o cuidado já que além de observar, eles têm de descrevê-lo. Não obstante dois sentidos tão naturais ao ser humano, visão e fala, jornalistas ainda querem se utilizar de um suposto sexto-sentido. Essa capa de super-jornalista é adquirida ainda nos estudos nas faculdades, as quais oferecem seus cursos com o marketing apontando seus futuros formandos como agentes de transformação social.


Mas ainda parece ser outra a necessidade a ser suprida: depois do estresse do dia, faz-se preciso excretar os resíduos psíquicos para uma renovação para o dia seguinte. Em contraste com as complexas explicações históricas para conflitos no Oriente Médio, parece que é nos acontecimentos mais corriqueiros da vida do cidadão comum que a mídia estará buscando o ápice da sua produção, de tal forma que a levará à exaustão. Paralelamente às super-câmeras que capitam o pingo do suor caindo do rosto cansado do jogador de futebol, vão ser as câmeras de segurança domésticas, as de celulares e até mesmo as de canetas espiãs de qualidade péssima que cumprirão o papel de remontar a realidade tal como ela é nas ruas em um show de sensacionalismo dramático.

Na volta do trabalho para a sua casa, o indivíduo precisa fechar o ciclo de sua rotina ao se projetar para o restante do mundo, visto através das lentes das câmeras. É dessa maneira que o suspeito de assassinado, diante do microfone do repórter, se tornará o elemento sacrificial, como no mecanismo do bode expiatório teorizado por René Girard [1], para restabelecer a ordem à sociedade.


Precisamos acabar com essa sensação dos noticiários serem parte indispensável da vida do cidadão. Primeiramente no âmbito individual, em seguida levantando discussões sobre a relevância do noticiado. A televisão precisa deixar de ser o banheiro do nosso psicológico.

Notas:
[1] O bode expiatório em René Girard: documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário