sábado, 25 de outubro de 2014

A economia não-materialista materialista da Ordem Mundial de Baha'u'llah (2)

Parte I

Ainda na busca para tentar encontrar traços daquilo que possa vir a ser uma economia divina, humanitária e não materialista para a Nova Ordem Mundial, nos deparamos com algo que está muito próximo a todos nós: ajudas assistencialistas como o bolsa família. O intuito não é fazer um juízo de certo ou errado em cima dessas, tal como na primeira parte que tratava do fim do período escravocrata, a questão abordada não foi "o fim da escravidão foi certo ou errado?". Essa análise tem por finalidade apenas entendermos que uma economia divina para uma futura ordem global, como prevê o cristo cósmico Baha'u'llah, não é nada extraordinário ou sobrenatural.


Baha'u'llah elogiou os feitos da Rainha Vitória em proibir o tráfico de escravos, mesmo que   para tal ação houvessem mais motivos econômicos do que humanitários. Com o assistencialismo estatal não é diferente.

As maiores críticas feitas ao governo do PT, por parte dos intelectuais de esquerda, se baseia no fato deste seguir sustentando o mesmo viés econômico neoliberal que o antecedia, no governo tucano. Entretanto, ninguém leva isso em conta na hora das eleições, até porque  tal partido não pode fazer muitas manobras econômicas, pois precisa sustentar os demais companheiros do Foro de São Paulo.

O cidadão que sai da miséria e consegue entrar no mercado de trabalho permanece grato, por algum tempo, a quem esteve lhe oferecendo a oportunidade, mas com o passar dos anos acaba percebendo que sua sorte depende muito mais do seu próprio esforço do que de um favor recebido outrora.[1] 

O cidadão acaba sendo visto como "ingrato", situação que o blogueiro Wilson Ferreira[2] identifica como "ovo da serpente" do PT: uma nova classe de pessoas que tiveram uma percepção de mobilidade social pelo mérito individual (e não pela assistência do governo) pronta para dar o bote. É por esses casos que o governo tende a suprir as necessidades (entenda como intrometer-se) cada vez mais em todas as etapas da vida dessa pessoa. 

Referências
[1]http://www.olavodecarvalho.org/semana/120912dc.html
[2]http://cinegnose.blogspot.com.br/2014/10/sociedade-de-consumo-e-o-ovo-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário