sábado, 31 de maio de 2014

Simulação de um parlamento a nível mundial

Esta é uma experiência hipotética tentando responder a pergunta: Se tivéssemos um parlamento mundial, como ele se pareceria? A ideia básica é fazer uma extrapolação dos resultados de eleições nacionais dentro de um parlamento mundial.


Metodologia

Os dados das populações são retirados do Banco Mundial, as que possuem mais de quatorze anos de um potencial eleitorado. O número de cadeiras para cada país é obtido pela divisão do eleitorado global por 1000, produzindo uma atribuição proporcional em função do tamanho do eleitorado local.

Os assentos foram distribuídos com base no sistema projetado pelo jurista belga Victor D'Hondt, o qual tem por base o maior quociente de partidos e coligações que cruzarem o limite de cinco por cento para entrarem no parlamento.

Distribuição



Extrema - esquerda (49)

A Índia é a democracia mais populosa do mundo. Neste sentido, uma coalizão entre os partidos de esquerda deste mesmo país ― como a já existente "Terceira Frete"  ganharia, pelo sistema de proporcionalidade, algumas cadeiras no parlamento global. Ainda dentro dessa perspectiva temos a Coligação da Esquerda Radical (SYRIZA) na Grécia e o Die Linke alemão.

Esquerda (200)

Aqui as cadeiras de forma geral são dispostas aos partidos da Internacional Socialista, além da Aliança Progressista do Parlamento Europeu e os domínios do Foro de São Paulo. Mais uma vez, pela proporcionalidade, os indianos teriam direito a mais cadeiras com a Aliança Progressista Unida (UPA).

/* É interessante notar que o Foro de São Paulo é mais conhecido no Leste Europeu do que pelos próprios brasileiros */

Única Representação (3)

Alemanha (Europa), México (América Latina) e Japão (Ásia) teriam direito a uma representação direta.

Centro (121)

Esta área incluiria partidos internacionalistas liberais com um grande contingente de Democratas estadunidenses.  

Direita (222)

Este grupo incluiria os tradicionais partidos conservadores da Europa, os Republicanos norte-americanos, o indiano BJP (Partido do Povo Indiano), o Partido Liberal Democrático do Japão, além de alguns partidos islâmicos moderados.

Extrema - direita (15)

Fariam presentes a Frente Nacional francesa, o Partido de Ação Nacionalista (MHP) turco, o Partido Renovador japonês e os grupos políticos islâmicos da Indonésia.
Outros (14)

Movimentos políticos como o Cinco Estrelas do italiano Beppe Grillo e a maior coalizão da Tailândia, Pheu Thai.

Autoritários

       Monarquia (7)

Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Jordânia.

       Teocracia (11)

Irã

       Comunismo (233)

China, Vietnã, Coréia do Norte e Cuba

       Outros autoritários (125)

A Rússia, as repúblicas da Ásia Central, tal como os demais países africanos.

Comentários do Está Por Vir

Apesar dessa ser uma simulação tendo por base o Globalismo da elite ocidental, decidi divulgar esta simulação devido ao fato de já com esta conseguirmos ver algumas características que se perpetuarão à Ordem Mundial de Baha'u'llah. Por exemplo, o fato de um terço das cadeiras serem direcionadas ao domínio russo-chinês, outra terça parte ficar majoritariamente com o domínio norte-americano e a terça parte restante pertencer à nova esquerda (latina americana e européia). Essa proporção 3-3-3 parece se afirmar como a que preencherá as cadeiras do parlamento mundial.

É importante notar também que a terça parte a qual mais caberia defender os direitos da família, do conservadorismo em geral, é a que tem os EUA como grupo maioritário e, consequentemente, a terça parte que terá que ser arrancada (Dn 7:8). Ironicamente, os Estados Unidos que abriram caminho para uma nova ordem mundial anti-cristã, serão vistos como "aquilo que impedirá a sequência da caminhada à unidade da humanidade", e se a direita americana (a que ainda se salva) não possui voz nem dentro do seu próprio país, dentro de um parlamento mundial então seria impossível.

Outras fontes:

Politica na India
http://noticias.r7.com/internacional/o-complexo-quebra-cabecas-eleitoral-indiano-04042014
Manifesto da Proporcionalidade
http://www.csproporcional.com.br/adm/fckanexos/userfiles/file/Manifesto%20da%20Proporcionalidade(1).pdf

terça-feira, 27 de maio de 2014

O abismo será destruído

A respeito do que eu acredito que acontecerá com a Terra após a vinda de Cristo: será destruída.
Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. AmémApocalipse 1:7
A vinda de Cristo será um evento único e dará início ao último dia. Entretanto, não devemos compreender este "dia" como sendo de 24 horas, com o nascer e o pôr do sol e tudo o que um dia comum tem direito.

Quando Jesus vier ainda haverão pessoas sobre a terra. Os mortos ressuscitarão para ver sua descida gloriosa. Todos, desde o início dos tempos, o verão. E para o verem, precisam estar sobre a terra. Os fiéis que ressuscitarem subirão para encontrar Jesus nos ares. O fiel que porventura estiver vivo receberá seu corpo incorruptível e será arrebatado, subirá para se juntar aos ressuscitados nos ares. (I Ts 4:16,17)

Mas como Cristo será visto por todos se a terra é redonda e aparecendo de um lado o outro não vê? Não devemos esquecer que Ele vem como Deus Todo Poderoso e que, portanto, pode fazer o que quiser com tempo e espaço. Mas não é somente por isso.
E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles. Apocalipse 20:9

Como podemos ver, é um dia sem precedentes. É o dia o qual ressuscitarão todos os mortos.  O dia da destruição de Satanás e dos que cercavam o povo de Deus. Em que os sepulcros do mundo inteiro de todos os tempos serão abertos, o mar devolverá seus mortos e aqueles que estiverem no além voltaram à vida.

E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Daniel 12:2

É quando Miguel, que é o Senhor Jesus na visão de Daniel (tal como na de João, em apocalipse 12) se levanta a favor do povo de Israel e os livra, segue-se tudo isso o grande julgamento.

Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. Daniel 12:1

Será um longo dia. Um dia em que a noção que temos de tempo/espaço será abalada. Um dia de julgamento para todos aqueles que não tiverem com Cristo nos ares. A Igreja não estará no banco de réus nesse julgamento.


Alguns dizem que a terra será apenas "restaurada", pois a terra para sempre permanece (Ec 1:4). Ou mesmo fazem uma distinção entre dois tempos a respeito do que eu escrevi acima. Mas mesmo uma suposta "renovação" deste mesmo planeta não seria possível de se ocorrer, pois o mar não existirá mais.
E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Apocalipse 21:1
Este 'mar' não é simplesmente água salgada. A besta que emerge do mar (Ap 13:1) é a mesma besta que sobe do abismo (Ap 17:8). O abismo é morte, vemos o mar devolver os mortos (Ap 20:13). Não existirá mais mar pois não haverá abismo nem morte. Os céus e a terra passarão porque foram feitos sobre a face do abismo.
No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Gênesis 1:1-2

sábado, 24 de maio de 2014

O Direito Positivo da Ordem Mundial de Bahá'u'lláh

O Direito Positivo coloca o conjunto de princípios que regem a vida social diretamente ligados a uma noção de vigência, pois defini-os em torno de um lugar e de um tempo, tornando-os possivelmente maleáveis na medida em que tais circunstâncias mudam. O seu conteúdo arbitrário o faz depender de um poder competente e, por isso, seu principal ideólogo, Kelsen, defendeu a ideia segundo a qual o direito positivo só teria legitimidade em uma sociedade democrática.

O Direito Positivo pode ter qualquer conteúdo, dependendo tão somente de como o poder competente que está em vigor pretende preenchê-lo. Assim, o direito positivo pode e tem se tornado uma ferramenta de implementação dos princípios da nova ordem mundial. Como se pode ver neste texto da Comunidade Baha'i, essa ideia é uma realidade dentro da ordem mundial segundo o seu fundador, pois a mesma exige uma redefinição fundamental de todas as relações humanas e que nós, a partir de leis e conceitos, temos a oportunidade de romper com os padrões vigentes, contribuindo de forma ativa para que as bases de uma nova civilização global possam ser erigidas.

Um dos motivos para o sucesso da implementação do reino do cristo cósmico está na abstinência política-partidária dos membros da comunidade baha'i. Dessa forma, os grupos de discussão politica jamais consideram as ações da comunidade "barrai", enquanto isso, "evangélicos" e suas bancadas bombam. 

domingo, 18 de maio de 2014

Do entusiasmo no avivamento

Sentimos e experimentamos grande gozo, alegria e deleite nas coisas de Deus. Acredito que reações físicas como tremer, chorar, emocionar-se, são perfeitamente válidas, se são resultado da pregação da Palavra de Deus na mente e no coração. 
Liberais tendem a considerar toda manifestação religiosa emocional como pentecostalismo, esquecidos de que a tradição reformada à qual dizem pertencer reconhece que a ação graciosa do Espírito na santificação por vezes produz efeitos profundos em nossa estrutura emocional. 
Daqui

Quem acompanha o blogue sabe que uma das principais críticas que faço às igrejas evangélicas de hoje, sobretudo as de cunho pentecostalistas, é em relação à noção de "avivamento". Devido a isso, muitas vezes a minha posição é identificada como sendo análoga a de uma denominação tradicional/histórica. Em primeiro lugar deve ficar claro que eu não falo em nome de denominação alguma. Entretanto, não deixa de ser verdadeira a observação, tanto que dediquei esta postagem para esclarecer o meu ponto de vista a respeito do avivamento ― e das reações emocionais   a partir das considerações (em epígrafe) de um dos expoente da igreja reformada, Augustus Nicodemus Lopes.

Se prestarmos atenção no texto que se inicia, reações físicas como resposta à pregação da palavra podem ser entendidas como reações de um avivamento, porém no âmbito individual, ou seja, o momento em que o indivíduo humano encontra o sagrado, em que o espírito humano entra em comunhão com algo que é absoluto e incondicional, excedendo-se sob a sensação do divino. É assim que deve se dar o avivamento no mundo cristão, no individual, para que o coletivo seja apenas a soma das individualidades, como era a concepção de Cristo.

A minha crítica ao chamado "avivamento" que a maioria das igrejas pregam é em relação a duas características que esse possui: o coletivismo e o extraordinário. O que se tem visto são performances de manipulação de massas e hipnose com o intuito de fazer a platéia passar por um êxtase e, como em um parque de diversões, fazê-las voltar ao final da fila para repetir o brinquedo.

sábado, 17 de maio de 2014

A sensibilidade de Cristo ao indivíduo e o coletivismo da justiça materialista

O chamado "reino de deus na terra" que tanto querem implantar à força, possui características que mais se assemelham à noção do messianismo judaico, como mostrei aqui, do que a noção de Reino que Jesus havia anunciado. Jesus Cristo veio revelar uma realidade na qual a necessidade de transformação individual era muito mais importante que a ação de uma elite que agia em nome do coletivo. Para Cristo, o coletivo (igreja) era o somatório das individualidades. Porém, estão tentando levantar uma igreja de sete cabeças, para que se produza chifres nelas, chifres que estariam no topo e que guiariam os demais.

Jesus Cristo não tomou atitudes coletivas, mesmo seguido de multidões  e um de seus milagres mais conhecidos ser a da multiplicação de alimentos ― Cristo era sensível à individualidade sincera,  "Quem tocou nas Minhas vestes?" (Marcos 5:30b). E essa foi uma das razões pela qual foi assassinadoA ideia do messias revolucionário, o Robin-Hood que tiraria dos ricos e daria aos pobres, não existiu; ao invés dele, veio Aquele que disse a cada um o que deveria ser feito para que a justiça existisse.

A profecia de Jesus não é material ou temporal mas nos garante a companhia do Pai pela eternidade por meio transformação espiritual individual conduzida pelo espirito santo, jamais uma salvação coletiva guiada por uma "elite de iluminados", ou mesmo por uma ação divina extraordinária como querem crer os que defendem o "derramamento do espírito", convertendo a todos simultaneamente e restabelecendo o paraíso na terra. 

terça-feira, 13 de maio de 2014

O messianismo judaico em sua forma atual

Cristo deu um golpe de espada na esperança messiânica da maioria do seu tempo, isso porque a palavra que saia de sua boca tratava de um futuro de justiça perante o Pai dentro de uma dimensão espiritual no Reino de DeusMuitos foram perseguidos e mortos ao reafirmarem a palavra que Cristo havia deixado referente a essa justiça do Reino. Todos esses ― até o último salvo ― reinam desde então com Cristo.
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Apocalipse 20:4
Entretanto, o messianismo judaico nunca deixou de existir, crendo que ao menos uma remanescência do seu povo fosse responsável por uma futura salvação do mundo material. Hoje estamos adentrando em um período no qual essa esperança é levada ao extremo, com a cura da ferida deixada pela espada, a paz que Cristo nos deixou e a justiça do seu Reino não satisfaz o mundo contemporâneo.

Certamente que, na História, uma ideia não se repete de uma forma exatamente idêntica à inaugural porque o tempo histórico é diferente. É dentro da mentalidade revolucionária que encontramos o movimento messiânico atual que está a perseguir o cristianismo mundo a fora. Retira-se a figura de Iavé e permanece apenas os ideias que o formam, tendenciosamente adaptados e condensados na noção de um cristo cósmico. A noção de "um povo eleito por Deus" permanece, mas fora de uma raça ou nação particular, exaltando a  noção de "cidadãos da terra" e "construtores do Reino".


Em suma, o pensamento messiânico judaico, presente também nas correntes milenaristas dentro do cristianismo (o dispensacionalismo por exemplo), sustenta a mesma ideia dos que estão hoje a destruir o cristianismo no ocidente: um futuro temporal e material governado por um rei de justiça e uma elite eleita.

sábado, 10 de maio de 2014

A queda do Império

ARGUMENT

Sorry, America, the New World Order Is Dead



"Desculpe, America, a Nova Ordem Mundial está morta" é o título do artigo no "The Foreign Policy" de Eric Posner, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Chicago e especialista em leis e normas internacionais sociais.


'Abdu'l-bahá esteve nos Estados Unidos no início do século passado, e foi na cidade de Nova Iorque que ele por um momento esperançou para a ainda futura sede da ONU que ela levasse a causa divina da reconstrução do paraíso na Terra.
Como Nova Iorque teve todo esse progresso na civilização material, espero que também progrida espiritualmente no Reino e no Convênio de Deus, de modo que os amigos daqui possam se tornar causa de iluminação da América, que esta cidade se torne a cidade do amor e daqui as fragrâncias de Deus sejam difundidas para todas as partes do mundo. Eu vim para isso. Rezo para que vós sejais as manifestações do amor de Bahá'u'lláh. (PALESTRAS PROFERIDAS POR 'ABDU'L-BAHÁ EM NOVA IORQUE E BROOKLYN 11 DE ABRIL DE 1912 Avenida West End, 780, Nova Iorque)
Os Estados Unidos ostentaram sua tocha da liberdade e a ideia de uma Nova Ordem Mundial foi difundida por todo o mundo, mas acredito que não era muito bem o imperialismo babilônico norte-americano de sequenciais invasões e demostração de força militar que o filho do cristo cósmico estava a querer dizer com "manifestações do amor".

A ideia dos EUA como o império pré - Reino
de Deus na Terra (Adventismo)
Por tempos os blogues "especializados" em NOM sempre afirmaram uma ordem "American Way", mas de uns tempos para cá, sobretudo após a onda de manifestações no ano passado, esses blogues começaram a adicionar corante vermelho à bandeira da nova ordem mundial e compreender que os EUA são um elemento descartável (até mesmo sacrificial) à mesma. Mas ainda pecam por desconsiderar uma análise mais radical à mentalidade revolucionária e a sua natureza messiânica. É aí que se encontra o ponto de encontro da ordem mundial comunista, da eurasiana, da muçulmana, da bahái.

Todos pretendem lapidar o mundo a partir do estado bruto "666" do Império vigente  — sendo que esse Império é condensado na imagem dos Estados Unidos. É como se esse império fosse comandado pelo vilão Dart Vader e os salvadores da terra estivessem do lado "luminoso" da força, colocando a noção divina apenas como uma ferramenta imanente ao homem. O primeiro passo para alcançar a plenitude da luz, e acender a chama do cristo cósmico em cada um, é identificando o Mal, ou mais precisamente a falta de luz. Depois disso o movimento revolucionário se ocupa em virar de ponta a cabeça a noção de "velho império", afim de alcançar a plenitude "999" final.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

O paradoxo escatológico e o jogo político

Ia ao ar todas as quartas à noite na Rádio Vox o programa comandado por Alexandre Costa, autor do livro Introdução à Nova Ordem Mundial. Eu disse que "ia" porque depois do episódio que ocorreu no dia 30 do mês passado parece que o programa semanal foi cancelado. O convidado Madson Ribeiro, ex-satanista, estaria a comentar sobre o envolvimento da política com o ocultismo, mas a conversa tendeu para um lado tenso quando o convidado começou a expor suas convicções baseadas em uma interpretação do livro do apocalipse.[1]

Esse encontro só foi possível com a forte aproximação de Marcos Paulo Goes, que administra o site libertar.in, com o próprio Alexandre e os círculos de discussão da direita na internet. O convidado do programa demostrou um fraco conhecimento bíblico, sustentando aquelas velhas ideias como "Blocos econômicos são os chifres da besta".[2] Entretanto não foi devido à sua interpretação bíblica que eu me dediquei a fazer este post, mas o faço com um intuito de refletir sobre a função prática de quem defende uma visão dos últimos acontecimentos amparada em uma análise bíblico-escatológica.

Entramos em um paradoxo. Se por um lado discursamos contra certas ideias, sabemos que essas certas ideias compõem um cenário pré-determinado pela palavra de Deus. O blogue Ceticismo Político ― sincronicamente ao relatado ― publicou um artigo que vai contra o "conformismo" da direita, coisa a qual o site liberta.in foi acusado, principalmente depois de cortar relações com a rádio vox e anunciar um afastamento de qualquer ideologia política.
"Quem se conforma e lança discursos de conformação, principalmente quando é um formador de opinião, convence muitos de seus influenciados a serem conformados também.
No dia seguinte, Marcos Goes publicou um vídeo em que se coloca fora do espectro político direita-esquerda, além de afirmar sua preocupação apenas com as questões espirituais do Reino. No vídeo ele assume uma postura como a de Jean Baudrillard em seu texto “Partidos Comunistas: o Paraíso Artificial da Política".
Se todo o sistema curva-se sobre si mesmo, todas as posições do espectro político se equivalem. Direita, Esquerda ou Centro. Porque de fato o poder, o verdadeiro poder, já não existe mais. (BAUDRILLARD, 1995). 
Em consonância com esses acontecimentos, O. Braga, católico e conservador de direita, publica um artigo afirmando que "os protestantes, tal qual os revolucionários, gostam de ter a certeza do futuro". O elemento principal do paradoxo é o determinismo das profecias, ou seja, não se pode fugir do que está acontecendo e do que se está por vir. Ora, a nossa certeza está na palavra de DEUS.

Por fim, qual ação está mais próxima do pensamento revolucionário que dá legitimidade à nova ordem mundial e à besta que sobe do abismo? Buscar a justiça do Reino e a fuga do jogo político-partidário ou tentar pelo sistema uma reestrutura da ordem?


Notas

[2] Dentro de uma Nova Ordem Mundial, como federação única, não serão os blocos econômicos que se destacarão, mas as lealdades supranacionais (ver sobre) que comporão a elite pneumática (ver sobre).

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ocultar ou promover quando convém

Alguns anos atrás pela MTV o humorista Marcelo Adnet havia feito o papel de um "político sincero" que evidenciava seus planos de corrupção no mandato (veja o vídeo). E recentemente o humorista que agora está na Rede Globo fez uma coisa muito parecida, aquilo que seria "o jingle que só fala a verdade" (veja o vídeo). A ideia é a mesma, criticar as propagandas eleitorais.

Uma coisa é curiosa, Adnet como "político sincero" tinha um número fictício para a sua candidatura: 9999. O uso do 9 é obvio, é um número genérico que estaria representado todos os outros números.



Já no "jingle que só fala a verdade" na Globo, ao invés de haver um número fictício foram ainda mais genéricos: "número, número, número". Afinal, não iriam atribuir uma política má ao número que representa o Nome oculto e manifesto, inviolável e inacessivelmente excelso.[1]


A significação numérica na fé baha'i é herança babista. O Bab acreditava que os números ajudariam a reconhecer "aquele Que Deus tornará manifesto", com o auxílio do sistema de cômputo abjad. Ainda assim, o número é o nível mais distante da representação do cristo cósmico da nova era, temos ainda a sua estrela de nove pontas seguido do seu próprio nome.


Se por um lado o nove foi ocultado ao estar ligado com conceitos tão negativos como a corrupção, ela é promovida estando do lado de conceitos como liberdade. A cannabis, vulgar maconha, foi liberada em alguns estados norte americanos, com isso as máquinas que fornece as verdinhas diretamente ao consumidor estão se popularizando.  E dos três tipos de cannabis, indica, ruderalis e sativa, escolheram esta última para a campanha publicitária. É característica dessa espécie possuir nove extremidades em suas folhas.


[1] Kitab-i-aqdas, K29.

domingo, 4 de maio de 2014

O conceito de unidade na publicidade do futebol

A ideia segundo a qual afirma que "futebol é união" é de longe a principal utilizada pelas campanhas publicitárias referentes à copa. Sessenta e quatro anos depois o Brasil finalmente reencontra a sua torcida em uma copa dentro de casa, a massa de torcedores brasileiros torcendo para o país anfitrião poderia ser explorada ao máximo para reafirmar um Brasil campeão, mas ao invés disso temos o "agora somos um só" como slogan da Globo. Seria essa uma ação forçada para exaltar o "espírito de união" que supostamente leva consigo a humanidade ao reconhecimento de uma ordem mundial única? 



A Sansung vai ainda mais longe ao apresentar a união de toda a terra pelo futebol em sua campanha "o futebol vai salvar a terra". Na campanha a terra precisaria se salvar ficcionalmente de uma ameaça alienígena, essa pode ser a principal função de uma "ação extraterrestre". Dois irmãos podem brigar entre si, mas se um vê o outro sendo ameaçado por um terceiro, o sentimento fraternal de defesa faz com que os dois irmão se unam. Seria essa uma tacada final da Nova Ordem Mundial?

De qualquer maneira, em um sistema isolado a entropia só pode aumentar.[1] Para reverter esse sistema caótico, alguma intervenção externa deve acontecer, mesmo que essa intervenção seja uma mudança de forças maiores (para algum, talvez Deus) de suas moradas celestes à realidade terrestre por um movimento imanentizante. Talvez algum sinal no céu ajude, quem sabe uma estrela.

Eu não duvido que o futebol possa ser útil para o mundo, é possível que aconteça a situação de um grupo de sérvios ortodoxos facilitarem para um brasileiro, pelo fato desse vir do país do futebol, o diálogo diplomático referente a desocupação de terras pertencentes aos vizinhos albaneses, assim evitando um conflito armado. Mas qualquer coisa parecida com essas campanhas publicitárias já é demais, será?

[1] http://blogestaporvir.blogspot.com.br/2013/09/o-caos-so-pode-aumentar.html

sexta-feira, 2 de maio de 2014

A elite pneumática da Ordem Mundial de Bahá'u'lláh

Uma forte característica do gnosticismo da antiguidade tardia era a exaltação da ininteligibilidade do discurso propagado pelos mesmos. Em outras palavras, poucas pessoas conseguiam compreender os ensinamentos gnósticos. Isso era atribuído a noção da existência de um grupo seleto de pessoas capazes dessa que era uma dádiva divina. Essa dádiva era a fagulha espiritual, pneuma, que seria liberto através da gnosis.

O executivo mundial e seus mestres eleitos regidos pelo
número nove - elite pneumática da Ordem Mundial
de Bahá'u'lláh
Os pneumáticos eram portanto um grupo de pessoas dotadas de uma identidade divina que se opunha à ignorância dos demais homens que não a possuíam (os hílicos). Hoje não é difícil a gente perceber essa mesma noção dentro da manifestação de pensamento. Lidamos com uma elite composta por pessoas que se vestem com uma responsabilidade de guiar os demais, devido a esses demais estar vetado o conhecimento superior que essa mesma elite diz possuir.

A grande diferença entre as elites pneumáticas de hoje com as da antiguidade tardia está no processo imanentizante característico do primeiro grupo. A "salvação" através da gnose, no gnosticismo tradicional, é espiritual e transcendental, já a "salvação" no sentido das elites gnósticas modernas é social/histórica. Quanto ao fator espiritual dessa "salvação" neognóstica é muito relativa  mas não haveria ser diferente.


Essa elite busca uma salvação histórica por ser progressista, são representantes do futuro, da tendência do mundo, tendência essa que eles mesmo afirmam e tentam impor aos restantes. Nesse sentido, é comum que os hílicos sejam enxergados como pessoas pegas ao passado, que não conseguem seguir o "curso da história" .

Baha'u'llah escreveu (grifos meus):

Aproxima-se o dia em que Deus terá, por um ato de Sua Vontade, erguido uma raça de homens cuja natureza é inescrutável a todos exceto a Deus, o Todo-Poderoso, O que subsiste por Si próprio. Ele os purificará da mácula das vãs fantasias e dos desejos corruptos, os alçará às alturas da santidade e fará com que manifestem os sinais de Sua soberania e poder sobre a terra. (O Chamado do Senhor das Hostes)
Deseja-se justificar a existência de uma elite (nova raça de homens) cuja natureza seja inescrutável, ou seja, ininteligível, pneumática, para que manifestem um poder sobre os demais — os quais não os compreendem  em nome de "Deus" e de seu "Reino na terra".